A Siemens busca soluções inovadoras na área de

Inteligência Artificial na Qualidade de Produção

O uso do reconhecimento de imagem e inteligência artificial (AI) para avaliar a qualidade de produção de peças ou produtos, assim como identificar possíveis causas de defeitos em processos e máquinas industriais, pode melhorar a eficiência e a precisão dos sistemas de controle de qualidade, permitindo a detecção rápida e precisa de problemas de produção. Ao identificar e corrigir problemas de qualidade de forma mais eficiente, é possível reduzir o desperdício de materiais e recursos, melhorar a satisfação do cliente, aumentar a competitividade e, também, gerar um aumento na automação industrial, promovendo a produtividade e a segurança dos processos.

As principais tendências relacionadas a esse tema incluem o avanço contínuo das técnicas de reconhecimento de imagem e aprendizado de máquina, bem como o uso crescente de computação de borda, o que permite o processamento de dados próximo à fonte, reduzindo a latência e aumentando a segurança. A integração de sistemas de controle de qualidade com plataformas de análise de dados e Internet das Coisas (IoT) também está se tornando cada vez mais comum.

As áreas prioritárias deste tema estão relacionadas à produção industrial, controle de qualidade e automação de processos, incluindo a integração de câmeras e sistemas de visão computacional com CLPs (Controlador Lógico Programável), drives e plataformas de análise de dados. A aplicação de IA e reconhecimento de imagem na indústria está em constante evolução e oferece um grande potencial para melhorar os processos de produção. Nesse contexto, a Siemens desenvolveu a Siemens Industrial Edge (IE), uma plataforma de edge computing aberta e pronta para uso, com dispositivos e aplicativos de edge, e conectividade por meio de uma infraestrutura integrada de gerenciamento de aplicativos e dispositivos.

Para promover a colaboração com o ecossistema, abrindo portas para soluções e tecnologias inovadoras que possam utilizar reconhecimento de imagem e inteligência artificial para identificar defeitos em peças e produtos e apontar suas possíveis causas. Espera-se, com isso, alcançar uma melhoria significativa na detecção de problemas de qualidade, redução de peças defeituosas e aumento da eficiência dos processos de produção.

As startups devem apresentar soluções que:

– Permitam a integração da solução proposta com os produtos e serviços existentes da Siemens, em especial o Industrial Edge;

– Priorizem o desenvolvimento de algoritmos de reconhecimento de imagem avançados e técnicas de aprendizado de máquina para garantir a precisão e a eficiência da análise de qualidade;

– Considerem a integração com plataformas de análise de dados e IoT, bem como o uso de computação de borda para reduzir a latência e melhorar a segurança dos dados;

– Possibilitem a sua aplicação a diversos contextos da indústria, como linhas de produção de automóveis, fabricação de eletrônicos, setor de embalagens, entre outros.

A startup selecionada neste desafio participará da aceleração de um projeto-piloto com a Siemens, contando com o apoio e condução da equipe de Inovação Aberta da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo. Ao participar da aceleração no Startups Connected, sua startup tem a chance de usufruir de diversos benefícios, como ajuda de custo limitada e acompanhamento do projeto por até seis meses, networking de alto nível com atores do ecossistema Brasil-Alemanha e associação gratuita à AHK-SP por um ano.

Cronograma

Participe da categoria Inteligência Artificial na Qualidade de Produção do Startups Connected e desenvolva seu projeto de inovação com a Siemens, com todo o suporte que a Câmara Brasil-Alemanha tem a oferecer!