A Lufthansa busca soluções inovadoras na área de
Contexto
O cenário de TravelTech está mudando radicalmente nos últimos anos: novas soluções disruptivas nascem a cada instante para tornar as viagens mais eficientes, tranquilas e interconectadas. Há uma série de pontos de contato e soluções relacionadas ao processo de uma viagem: desde a escolha pelo meio de transporte, a compra de passagens, o translado até o aeroporto, check-in e embarque, experiência a bordo, chegada no destino, dentre outros.
Tal variedade também pode levar a uma experiência fragmentada de viagem, onde diversos aplicativos, ofertas adicionais e processos de segurança tornam a experiência confusa e muitas vezes, frustrante. Este pode ser um fator que reforça o fato de que 50% dos passageiros ainda fazem check-in no balcão de embarque, de acordo com a SITA (Société Internationale de Télécommunication Aéronautique; www.sita.aero).
Sobre o desafio
No desafio de TravelTech, a Lufthansa busca startups que possuam soluções inovadoras para moldar a experiência de viagens de seus passageiros (pessoas e empresas) no futuro. A empresa tem interesse em projetos digitais, inovadores e inteligentes. Um ponto importante é que a segurança na coleta e transmissão de dados do passageiro seja uma preocupação da startup também. Estão abertas opoertunidades para equipes entusiasmadas trabalhando em soluções iniciais ou avançadas.
Ao participar do programa de aceleração na categoria de TravelTech com a Lufthansa, existe a possibilidade de uma conexão com o Lufthansa Innovation Hub, caso a proposta da startup se apresente atraente em escala global.
Sobre a Lufthansa
Líder do setor de empresas aéreas na Europa, o Lufthansa Group atua em três áreas estratégicas: Hub Airlines, Point-to-Point Business e Service Companies. Apoiado firmemente nos pilares de segurança, qualidade e credibilidade, o grupo almeja ser a “Primeira Escolha em Aviação” de clientes, funcionários, acionistas e parceiros.
As empresas aéreas do grupo operam com as marcas premium Lufthansa, SWISS e Austrian Airlines a partir de Frankfurt, Munique, Zurique e Viena, voando para 343 destinos em 103 países em quatro continentes. Já a marca Eurowings oferece voos de curta e longa distância no mercado de viagens particulares.
Inovação, tecnologia e eficiência são as prioridades em todos os segmentos da Lufthansa. Hoje os principais pilares de atuação neste sentido são:
- Lufthansa Hub em Berlim, fundado em 2014 e eleito o melhor laboratório de inovação da Alemanha, posicionou-se na interface entre o Grupo Lufthansa e o universo Travel & Mobility Tech para moldar a experiência de viagem do futuro, e que acaba de inaugurar unidades também em Cingapura e Shenzhen.
- Unir forças com líderes de outros setores, como por exemplo, a Lufthansa e a SAP lançaram em 2018 o primeiro Desafio de Blockchain de Aviação do mundo; já com a BASF, novos aditivos de querosene para melhorar a segurança e a eficiência dos voos estão sendo testados.
- Incorporar uma cultura de inovação através de campanhas e concursos internos regulares, como o Lufthansa Innovator Award e o mais novo programa Makers of Tomorrow, através do qual são selecionados talentos com espírito inovador para mergulharem no universo das startups.
Graças a iniciativas como estas, o Lufthansa Group é pioneiro em inovações importantes, como por exemplo o Flynet, a primeira internet banda larga oferecida a bordo; além de aplicativos e sites premiados pela facilidade de uso e recursos oferecidos. Recentemente, iniciamos testes para o embarque biométrico de passageiros utilizando o reconhecimento facial em alguns aeroportos.
Além disso, a Lufthansa acaba de se tornar a primeira companhia aérea no mundo a receber a certificação ONE Order da IATA, o que foi possível através do New Distribution Capability (NDC) standard, usando XML como padrão para modernizar os sistemas de comunicação entre as companhias aéreas e os diferentes fornecedores.
Com uma frota de 728 aviões, a empresa se prepara para receber, até 2025, mais 174 novos aviões. Em 2017, o Lufthansa Group empregou cerca de 130 mil funcionários, transportou 130 milhões de passageiros e gerou vendas de aproximadamente EUR 35,6 bilhões.
Segurança, qualidade e confiança são as maiores competências da marca Lufthansa e são a prioridade em todas as funções da empresa.
Participe da categoria TravelTech do Startups Connected e desenvolva seu projeto de inovação com a Lufthansa, com todo o suporte que a Câmara Brasil-Alemanha tem a oferecer!
Ao participar da categoria TravelTech do programa Startups Connected, sua startup tem a chance de usufruir de diversos benefícios para o desenvolvimento do projeto-piloto com a Lufthansa. Os benefícios são flexíveis, mas oferecemos as seguintes trilhas de aceleração, de acordo com os perfis mais típicos de startups:
Espaço de coworking
Acesso a um espaço físico para front-office ou trabalhar e fazer reuniões de desenvolvimento do projeto.
Networking
Conecte-se a empresas e investidores da rede da Câmara Brasil-Alemanha.
Ajuda de Custo
R$ 3.000 para custear material, deslocamento e outras despesas justificadas para a execução do projeto.
Suporte para Internacionalização
Receba um estudo de mercado e faça um roadshow na Alemanha para apresentar sua solução.