A BASF busca soluções inovadoras na área de

Economia Circular – Automotive Coolants

Contexto

Vivemos um momento em que empresas com ideias inovadoras surgem e empresas tradicionais vem buscando se reinventar. Porém, a competitividade não está estruturada apenas nas inovações e produtos melhores, mas também na reestruturação das cadeias produtivas, visando maior eficiência, menos desperdícios e produtos que possam ser reaproveitados.

Iniciativas que partem de diferentes elos da cadeia contribuem para que a responsabilidade deixe de ser exclusiva de grandes stakeholders e comece a ser compartilhada por todos que a compõe. Por outro lado, a legislação vem de encontro para que essas boas práticas não sejam iniciativas isoladas e passem a ditar como o mercado deve agir em prol do meio ambiente. A perspectiva de olhar produtos antes desperdiçados ou subaproveitados, estão fazendo com que novas empresas e modelos de negócios surjam nas mais diversas operações.

Diante deste contexto, a BASF busca soluções que apoiem a estruturação de um projeto que viabilize a circularidade do Monoetilenoglicol (MEG) presente em fluidos refrigerantes (coolants) e que são perdidos durante o seu processo de utilização.

Soluções esperadas na composição deste projeto:

  • Pesquisa de mercado para identificar as fontes de MEG usados e que seriam descartados;
  • Desenho e estruturação da logística reversa;
  • Preparação de um protótipo (MVP) a partir de uma solução escalável;
Cronograma

Participe da categoria Economia Circular – Automotive Coolants do Startups Connected e desenvolva seu projeto de inovação com a BASF, com todo o suporte que a Câmara Brasil-Alemanha tem a oferecer!