A BASF busca soluções inovadoras na área de

Food Fortification

Contexto

A insegurança alimentar que já estava se agravando no Brasil nos últimos anos alcançou índices ainda mais altos como consequência da pandemia de Covid-19 e passou a afetar inclusive famílias que não se encontram na condição de pobreza. Estar em insegurança alimentar significa dizer que a pessoa deixou de consumir alimentos importantes dentro de uma dieta básica que atenda a todas as necessidades nutricionais recomendadas para a sustentação do nível basal de saúde. É não ter acesso físico, social e econômico a recursos que garantam acesso regular e permanente a uma alimentação segura adequada.

Segundo a pesquisa realizada pela Rede PENSSAN, 55,2% dos brasileiros estiveram nesta situação de insegurança alimentar durante os últimos meses de 2020, o que representa, em números absolutos, cerca de 116,8 milhões de brasileiros. Desse total, aproximadamente 43,4 milhões não puderam consumir alimentos em quantidade diária considerada suficiente, denominado de insegurança alimentar moderada ou leve; e 19,1 milhões chegaram a vivenciar um estado de insegurança alimentar grave, que é definido por passar fome. Atualmente, os dados disponíveis não são claros em relação a quais nutrientes especificamente estão em falta para a população.

A BASF busca desenvolver por meio de cocriação, soluções para o desafio de acesso a nutrição balanceada a toda população brasileira. Neste sentido, a categoria Negócio de Impacto – Food Fortification busca novas soluções, tendo em vista alguns dos desafios da humanidade.

Soluções esperadas:

  • Acesso:
    • Buscamos tecnologias e soluções digitais relacionadas ao tema. Podem ser focadas em diminuir os custos produtivos de alimentos, com objetivo de aumentar o rendimento produtivo e consequentemente, o acesso dos mesmos a população ou até alguma solução digital que democratize o acesso. Ferramenta orientadora de políticas públicas, que devem se adequar às necessidades da população. Buscamos conectar os atuantes nessa cadeia (produtor de alimentos básicos, parceiros, instituições e a população target) de uma forma direta e em parceria, em prol da sociedade.
  • Produtos fortificados:
    • Buscamos tecnologias e produtos que possam ser fortificados para melhora dos padrões de alimentação e nutrição e a promoção da saúde da população.
  • Alimentação adequada:
    • Buscamos soluções para assegurar uma nutrição mais equilibrada por estágio de vida: bebês, crianças, adultos, grávidas e idosos. Com foco no combate à desnutrição, fortificação de alimentos básicos e soluções que minimizem a desnutrição.
Cronograma

Participe da categoria Food Fortification do Startups Connected e desenvolva seu projeto de inovação com a BASF, com todo o suporte que a Câmara Brasil-Alemanha tem a oferecer!