Rompa fronteiras e dê o próximo passo em sua estratégia de inovação aberta.
Não foi à toa que a expressão “Made in Germany” se tornou sinônimo de qualidade no mundo inteiro. A Alemanha é referência em inovação e se encontra em posição de liderança em diversos rankings na área. Bons exemplos destes destaques são o termo Indústria 4.0, criado e popularizado pela Alemanha; os centros de inovação, originalmente criados na Alemanha há décadas e que nos últimos anos se tornaram modelos adaptados a habitats de inovação brasileiros e; atualmente, a expressão Green and Digital Transition, a qual busca a convergência entre a Digitalização e a Sustentabilidade.
O país apresenta características únicas que fazem dele uma grande potência na geração e exploração de novas ideias, principalmente aquelas baseadas em alta tecnologia. Entre os ativos que dispõem, podemos citar a excelente governança, que envolve de forma colaborativa o governo, as empresas e a sociedade civil; a educação de qualidade, que tem como exemplo a Formação Dual; o ágil sistema de patentes e; por fim, a qualidade e disponibilidade de institutos de pesquisa voltados a atender o mercado.
Falamos de inovação porque é o tema que move as startups, as quais precisam de um ecossistema de inovação de qualidade para nascerem, se fortalecerem e ganhem escala. E é por este e outros motivos que a Alemanha está entre os 10 principais hubs de inovação do mundo e entre um dos principais da Europa.
Atualmente a Alemanha conta com mais de 60.000 startups, que atuam principalmente nas áreas de Tecnologia da Informação, Indústria 4.0, Mobilidade e Saúde, e estão em sua maioria baseadas nas regiões de Berlin, Munique, Hamburgo, Frankfurt e Stuttgart.
Saiba mais sobre a segunda edição da Imersão no Ecossistema Alemão de Startups, iniciativa da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) e 100 Open Startups:
Entre os principais motivos para se conectar com startups estrangeiras, podemos citar:
- Escassez de startups locais voltadas às soluções que o desafio da empresa demanda;
- Conexão prévia realizada com grande parte das startups locais que poderiam solucionar os desafios da empresa
- Oferta relevante e qualificada de startups em outro país que possa solucionar os desafios da empresa.
Porém, falando mais especificamente da Alemanha, podemos citar algumas características das startups deste país:
- Criadas desde o início para a atuação internacional, as startups alemãs contam com participação significativa de fundadores estrangeiros
- Possuem alto nível de digitalização e utilização de novas tecnologias em seus processos (em sua maioria são hardtech)
- Idade média de 2,4 anos e grande maioria em fase de viabilização de suas primeiras vendas ou ainda mais avançadas
- Cerca de 30% possuem faturamento acima de 500 mil euros e mais de 80% optam por financiar suas atividades a partir de capital próprio (bootstraping).
Eventos
No decorrer do ano, o Departamento de Inovação e Sustentabilidade da AHK São Paulo promove eventos bilaterais que, além de oferecerem conteúdos de alta qualidade, proporcionam uma oportunidade de conexão com startups brasileiras e alemãs que fazem parte de nosso ecossistema.
Imersões
As imersões em inovação e sustentabilidade proporcionam, além da vivência direta aos mais diversos setores do ecossistema alemão de inovação, a conexão com as principais empresas, institutos de pesquisa e startups da Alemanha. Por meio de visitas e sessões de networking, as imersões são uma oportunidade para expansão de oportunidades e fortalecimento da inovação aberta de sua empresa.
Inovação Aberta
O Startups Connected é um programa de inovação aberta que, há oito anos, conecta corporates e startups, assim como outros atores do ecossistema de inovação e sustentabilidade Brasil-Alemanha, para gerar impacto, projetos e negócios. Algumas de nossas ferramentas são: matchmaking, aceleração de projetos, aceleração de startups e mapeamentos.
O que é a AHK – relação com a Alemanha e instituições alemãs
A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) representa oficialmente a economia alemã no Brasil há 105 anos, atuando como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, na atração de investimentos para o Brasil, na ampliação do comércio bilateral e na cooperação entre ambos os países. A instituição representa 800 empresas alemães e brasileiras que juntas geram cerca de 10% do PIB industrial brasileiro e empregam 250 mil pessoas diretamente.
O que é o DIS
Desde 2012, o Departamento de Inovação e Sustentabilidade da AHK São Paulo fornece ferramentas e conhecimento para que nosso ecossistema, composto por empresas associadas, startups e outros atores, aproveite oportunidades e se prepare para os desafios decorrentes de novos temas e soluções que estão transformando o mundo que conhecemos hoje.
Qual a relação do DIS com o tema startups e cooperação bilateral
O Departamento de Inovação e Sustentabilidade da AHK São Paulo atua como um agente facilitador da execução de conexões e projetos entre empresas e startups. Geramos sensibilização, engajamento e autoridade a partir de ferramentas voltadas para melhorias, crescimento em mercados já existentes e exploração de novos mercados para nosso ecossistema, tendo como premissa a cooperação e troca entre iniciativas do Brasil e Alemanha.