A GIZ busca soluções inovadoras na área de
Contexto
As tecnologias digitais têm um enorme potencial em termos de aumento da eficiência energética em diversos setores. Isso se aplica, em particular, ao setor de edificações, que tem um papel fundamental a desempenhar na obtenção de objetivos de política energética e climática. O setor de edificações é o terceiro maior consumidor de energia no Brasil. As edificações, que compreendem os setores residencial, comercial e público, respondem por, aproximadamente, 15% do consumo de energia total e 51% do consumo de eletricidade. Até 2050 é esperado que o setor de construção cresça mais de 50%. A demanda gerada pelo crescimento demográfico urbano resulta na construção de novos empreendimentos, muitas vezes edifícios cada vez maiores e mais complexos, contribuindo significativamente para a participação das edificações nas taxas de emissões de GEE e na tendência do aumento do consumo de energia por habitante, reforçando a urgência de se aumentar a eficiência energética das edificações, em todas as etapas o ciclo de vida.
Sobre o desafio
Nesse cenário, se buscam soluções para aumentar a Eficiência Energética em Edificações tendo como base soluções digitais, que possam contribuir em 3 aspectos principais:
- Tecnologias Exponenciais: Como combinar que modelos de negócios inovadores e o uso de novas tecnologias digitais contribuam para aumentar a eficiência energética no setor de edificações? Quais tecnologias podem ser utilizadas para a inspeção remota para certificação de edificações?
- Medição & Verificação: Como trabalhar, de forma orquestrada e em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), os dados em prol de uma gestão mais eficiente?
- Impacto Social: Como a digitalização pode contribuir para uma maior eficiência energética e diminuição de custos na habitação de interesse social?
A expectativa é que as soluções possam apoiar 1 ou mais dos pilares colocados. Além disso, é interessante que a startup consiga abordar aspectos como replicabilidade da solução, potencial de redução de gases de efeito estufa, entre outros indicadores positivos que o projeto pode trazer.
Contrapartidas oferecida pela empresa
Ao ser selecionado pelo desafio Eficiência Energética em Habitações, além de ter acesso aos benefícios oferecidos diretamente pelo programa, a aproximação com a GIZ pode contribuir para visibilidade, conexão e informação com o mercado alemão e possíveis interações com outras áreas da GIZ.
Sobre a GIZ
Como prestadora de serviço em diversas partes do mundo no campo da cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável, a GIZ trabalha em conjunto com seus parceiros e parceiras para desenvolver soluções efetivas que ofereçam melhores perspectivas
às pessoas, e melhorem, de forma sustentável, suas condições de vida. A GIZ é uma empresa federal de benefício público e apoia o governo alemão, bem como muitos e muitas clientes, dos setores público e privado, em uma ampla variedade de áreas, incluindo o desenvolvimento econômico e o emprego, a energia e o meio ambiente, a paz e a segurança.
O desafio está sendo lançado no âmbito da Parceria Energética Brasil-Alemanha, que foi estabelecida como resultado de uma cooperação entre o Ministério de Minas e Energia (MME) e o Ministério Alemão de Economia e Energia (BMWi), implementada pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. A parceria proporciona um fórum para a cooperação e o diálogo político de alto nível e reúne representantes de diferentes setores para apoiar um uso mais amplo das energias renováveis e da eficiência energética.
Participe da categoria Eficiência Energética em Edificações do Startups Connected e desenvolva seu projeto de inovação com a GIZ, com todo o suporte que a Câmara Brasil-Alemanha tem a oferecer!