A Voith busca soluções inovadoras na área de

Embalagens Sustentáveis Inteligentes

Contexto

Temos observado a utilização cada vez mais frequente de tecnologias emergentes e modelos de negócio inovadores para solucionar os mais diversos problemas da vida moderna, onde   a forma das pessoas consumirem e se relacionarem está mudando. Vivemos a era da informação, quando cada vez mais os consumidores estão empoderados, são donos de suas próprias decisões e buscam autonomia e flexibilidade para consumirem seus produtos e serviços da maneira que preferirem.

Em um mundo cada vez mais conectado e global, viver e conviver de forma sustentável e com menor impacto possível se torna imprescindível. Com o volume crescente do consumo, incluindo a alta demanda de embalagens para compras presenciais e online, há uma demanda por soluções que permitam proteger o conteúdo transportado e, ao mesmo tempo, fazê-lo de forma eficiente e sustentável.

As embalagens de papel se destacam por serem de fonte renovável e recicláveis, e a ampliação de sua utilização poderá contribuir significativamente para comunidades mais sustentáveis diminuindo o volume de lixo lançado em aterros sanitários, ou, ainda, o que se transforma em micro plásticos nas águas dos oceanos.

Além disso, embalagens inteligentes podem auxiliar na garantia de autenticidade de produtos (através da comprovação de inviolabilidade e / ou rastreamento), no combate à perda de alimentos por manuseio ou acondicionamento incorreto ou por tempo de transporte, entre tantas outras aplicações.

 

Sobre o desafio

Neste cenário a Voith em parceria com a Klabin buscam soluções baseadas em tecnologias emergentes e modelos inovadores que reimaginam o uso do papel, atribuindo à ele novas características, aplicações e funções como repelência à água ou líquidos, proteção ou prolongamento da vida útil do conteúdo, controle do ambiente interno da embalagem, controle de inviolabilidade, capacidade de rastreamento, entra outras diversas possibilidades.
A expectativa é uma solução tecnologicamente viável, escalável, sustentável, eficiente, abrangente e alinhadas às principais tendências e legislações ambientais. Além de um alto coeficiente de substituição ou melhoria de produto existente, impacto positivo na qualidade de vida e experiência do usuário final, e embalagens e/ou produtos feitos em papel.

 

Contrapartidas oferecida pela empresa

Ao ser selecionado pelo desafio de Embalagens Sustentáveis Inteligentes, além de ter acesso aos benefícios oferecidos diretamente pelo programa Startups Connected, a startup terá conexão com o ecossistema de papel e celulose, validação por técnicos da área, suporte na estruturação e validação do business case, análise de escalabilidade e acesso a tecnologia e matéria-prima para experimento.

Sobre a Voith

Ao patrocinar o Desafio Embalagens Sustentáveis Inteligentes do programa Startups Connected , a Voith valoriza as ideias que mostram como pensar fora da caixa é um primeiro passo fundamental para agregar mais competitividade ao segmento. É o início de um círculo virtuoso, inspirado por quebrar paradigmas no desenvolvimento de processos, que otimizem não só as etapas de transformação da celulose em papel e de subprodutos, mas que revelem também soluções disruptivas, capazes de incorporar novas qualidades ao papel e às suas aplicações no dia a dia. Essa paixão pela inovação reafirma o referencial conquistado pela Voith como empresa de tecnologia conectada com as transformações que movem todos os mercados que levam a marca de seus sistemas, produtos, serviços e aplicações digitais: Energia, Petróleo e Gás, Transporte e Automotivo, Matérias-Primas, e Papel. Esse é um atributo que tem permeado uma trajetória iniciada em 1867, e que hoje se consolida em uma companhia com mais de 19.000 colaboradores, distribuídos em filiais localizadas em mais de 60 países, e que gera globalmente € 4,2 bilhões em vendas.

 

Sobre a Klabin

A Klabin está presente no dia a dia de milhares de pessoas há 121 anos, criando soluções customizadas sustentáveis para diferentes setores da indústria. Somos os maiores produtores e exportadores de papéis do Brasil e líderes na produção de papéis e cartões 
para embalagens, sacos industriais e embalagens de papelão ondulado. Além disso, somos a única  companhia no país a fornecer simultaneamente ao mercado celulose de fibra curta (eucalipto), celulose de fibra longa (pínus) e celulose fluff.
ODS relacionados ao desafio

Participe da categoria Embalagens Sustentáveis Inteligentes do Startups Connected e desenvolva seu projeto de inovação com a Voith, com todo o suporte que a Câmara Brasil-Alemanha tem a oferecer!