A Siemens Energy busca soluções inovadoras na área de

Gestão Inteligente de Energia

Contexto

Temos observado a utilização cada vez mais frequente de tecnologias emergentes e modelos de negócio inovadores para solucionar os mais diversos problemas da vida moderna. Vivemos a era da informação, onde cada vez mais os consumidores estão empoderados, são donos de suas próprias decisões e buscam autonomia e flexibilidade.

É por isso que eficiência energética, descarbonização e digitalização são cada vez mais requisitados por clientes industriais e do setor elétrico. A demanda por energia vem crescendo nos últimos anos (e deve se recuperar da queda provocada em decorrência da pandemia do COVID-19), assim como a necessidade de uma energia mais barata e limpa com fornecimento assegurado.

Milhares de empresas utilizam equipamentos da Siemens Energy como turbinas, compressores, transformadores, subestações e outros para gerar, transmitir e gerenciar o fornecimento desta energia para diferentes tipos de consumidores. Tais equipamentos estão presentes nos mais diversos ambientes, desde indústrias que geram sua própria energia e diversas vezes em locais remotos como subestações de linhas de transmissão.

Garantir a contínua operação de tais equipamentos é importante para realizar diversas atividades críticas, portanto possíveis falhas podem resultar em perdas consideráveis. Por outro lado, muitos destes ativos estão equipados com sensores e sistemas de controle que disponibilizam informações sobre a operação e o seu estado. Uma análise cautelosa dos dados pode gerar aprendizado e previsões do comportamento futuro, além da possibilidade de sugerir melhorias e otimizações ao se correlacionar diversos fatores que influem nas operações.

 

Sobre o desafio

O desafio Gestão Inteligente de Energia busca soluções baseadas em tecnologias emergentes e modelos de negócio inovadores através de informações valiosas geradas a partir de dados reais de equipamentos da Siemens Energy.

Além do desafio de extrair valor a partir de dados, deve-se considerar aspectos cruciais para os clientes e para a Siemens, como Segurança Cibernética e Privacidade de Dados.

Como expectativa, caso se encontre uma solução adequada, espera-se que a solução apresentada ajude a otimizar parâmetros e metas importantes dos clientes que operam tais ativos, como por exemplo, aumentar a disponibilidade dos equipamentos e sua produtividade, melhorar a eficiência do sistema, reduzir custos de energia, de operação e manutenção, avaliar os pontos ótimos de operação, etc.

Para desenvolver este projeto, será selecionado um caso real de aplicação onde a aquisição e a conectividade necessária para obter os dados dos ativos já existe e está acessível.

 

Contrapartidas oferecida pela empresa

Ao ser selecionada para o desafio Gestão Inteligente de Energia, além de ter acesso aos benefícios oferecidos diretamente pelo programa Startups Connected, a startup terá acesso a benefícios oferecidos pela Siemens Energy, tais como: formação de um time multidisciplinar que contará com pessoas responsáveis pelo projeto e experts de áreas técnicas da Siemens para desenvolvimento de um projeto-piloto, acesso a dados reais de equipamentos operando em clientes e/ou empresas afiliadas da Siemens Energy que poderão validar as soluções tecnológicas, possível acesso a clientes industriais, networking, criação de modelos de negócio que podem envolver a startup, potencial de escala, divulgação de case e associação à startup aos resultados gerados e à Siemens Energy.

Sobre a Siemens

Há mais de 110 anos no país, a Siemens construiu uma história associada à melhoria da infraestrutura e qualidade de vida da população, tornando-se a maior empresa de tecnologia integrada do Brasil.
A empresa, que atualmente investe nos campos da energia, indústria, infraestrutura e saúde e conta com mais de cinco mil colaboradores, 12 fábricas, sete unidades profissionais de Pesquisa e Desenvolvimento e 13 escritórios regionais, está conectada a uma das mais importantes tendências da sociedade atual: a digitalização.
ODS relacionados ao desafio
Conheça todos

Participe da categoria Gestão Inteligente de Energia do Startups Connected e desenvolva seu projeto de inovação com a Siemens Energy, com todo o suporte que a Câmara Brasil-Alemanha tem a oferecer!