A GIZ busca soluções inovadoras na área de
Contexto
O futuro do setor energético está na descarbonização do sistema, na geração limpa e no uso eficiente de recursos. O acoplamento de setores, envolvendo a integração dos setores de geração de energia verde e consumidores através de novas tecnologias e modelos de negócios, tem se mostrado um importante instrumento para alinhar-se a esses propósitos.
A ideia de acoplamento setorial traduz-se em trazer energia renovável do setor elétrico para setores consumidores de energia, com o objetivo de descarbonizar o sistema energético e fazer com que a eletricidade de fonte renovável e de baixo impacto ambiental seja a base do fornecimento de energia no futuro. Ou seja, o acoplamento de setores refere-se à ideia de interligar (integrar) os setores consumidores de energia – edifícios (aquecimento e arrefecimento), transportes, e indústria – com o setor produtor de eletricidade baseado nas energias renováveis de baixo impacto ambiental.
No Brasil, considerando sua matriz elétrica majoritariamente renovável, é possível afirmar que esse “acoplamento” tem ocorrido em grande parte dos setores consumidores de energia, mas que ainda há possibilidade de promoção do “acoplamento” de outras fontes renováveis de geração elétrica com estes setores.
As soluções esperadas neste projeto devem contribuir para um ou mais dos seguintes pilares:
- Redução de emissões de GEE;
- Melhora na eficiência energética;
- Alternativas para geração renovável de energia elétrica por fontes não intermitentes;
- Integração de energias renováveis;
- Desenvolvimento de novas tecnologias, modelos e soluções digitais (por exemplo: na área de mobilidade elétrica, baterias; eletrolisadores e combustíveis sintéticos; e, na indústria, tecnologias de cogeração; aproveitamento de calor; biogás etc).
Participe da categoria Acoplamento Setorial do Startups Connected e desenvolva seu projeto de inovação com a GIZ, com todo o suporte que a Câmara Brasil-Alemanha tem a oferecer!