O Ministério Alemão de Meio Ambiente busca soluções inovadoras na área de
Grande parte das cidades brasileiras enfrentam problemas seríssimos de trânsito durante os horários de pico, incluindo transporte público e trânsito de pedestres. Só na cidade de São Paulo são cerca de 9 milhões de carros, motos, ônibus ou caminhões. Este ritmo de desenvolvimento leva a congestionamentos diários, que reduzem a eficiência energética e levam a prejuízos não apenas econômicos, mas principalmente sociais e ecológicos: é previsto que em 2020, a emissão de CO² decorrente dos atuais meios de transporte utilizados pela população, chegue a 135 milhões de toneladas.
Ciente destes problemas e buscando desenvolvimento sustentável e melhores condições em outros países, o Ministério Alemão de Meio Ambiente, Preservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) criou em 2016 a “Iniciativa de Exportação de Tecnologias Ambientais” (em alemão, “Exportinitiative Umwelttechnologien”).
Novas tecnologias permitem cada vez mais a criação e o desenvolvimento de soluções que melhorem a mobilidade urbana para a população, sem prejudicar o meio ambiente.
Sobre o desafio
Neste sentido, em linha com a Iniciativa de Exportação de Tecnologias Ambientais e seus objetivos, o Ministério Alemão de Meio Ambiente, Preservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU), por meio do desafio Mobilidade Urbana Sustentável, visa se aproximar e promover startups brasileiras que atuem e ofereçam soluções inovadoras nas seguintes áreas:
- Mobilidade Inteligente: Veículos e sistemas de transporte inteligentes que possam tornar o trânsito mais seguro, eficiente e sustentável;
- Desenvolvimento do Trânsito e da Cidade: Soluções tecnológicas para melhorar a intermodalidade (ex. compartilhamento de veículos, carros autônomos, etc.) e o planejamento urbano;
- Qualidade do ar: Soluções para reduzir emissões e desenvolvimento de soluções para neutralizar as emissões de CO²;
- Infraestrutura: Soluções que ajudem a diversificar os canais de transporte, reduzindo a dependência do transporte rodoviário.
Ao participar da categoria Mobilidade Urbana Sustentável, as startups finalistas poderão expor seus protótipos na Exposição de Mobilidade Urbana Sustentável, caso estes se apresentem interessantes e adequados ao público e espaço. A Exposição acontecerá durante o Congresso Brasil-Alemanha de Inovação, nos dias 2 e 3 de outubro.
Como o BMU não tem um corpo técnico amplo no Brasil, durante o processo de aceleração, a startup selecionada terá liberdade para utilizar os benefícios oferecidos da forma como julgar mais bem apropriada para o seu negócio. A startup contará sempre com o acompanhamento da Câmara Brasil-Alemanha para extrair ao máximo os recursos e benefícios disponíveis para sua aceleração.
Sobre o BMU
O Ministério Alemão de Meio Ambiente, Preservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) acredita que viver de forma sustentável é uma tarefa de toda a sociedade – nacional e internacionalmente; cuidar de nossos recursos limitados disponíveis e zelar pelo nosso meio ambiente em prol de todos e das gerações futuras é extremamente necessário. Neste sentido, o Ministério entende o valor da inovação para a sustentabilidade e por isso, vem atuando internacionalmente para fomentar a geração de novas ideias e novas soluções que contribuam para um mundo mais sustentável, independente do país ou região.
Participe da categoria Cadeia Produtiva 4.0 do Startups Connected e desenvolva seu projeto de inovação com a Volkswagen, com todo o suporte que a Câmara Brasil-Alemanha tem a oferecer!
Ao participar da categoria Mobilidade Urbana Sustentável do programa Startups Connected, sua startup tem a chance de usufruir de diversos benefícios para o desenvolvimento de sua solução. Os benefícios do programa são flexíveis, mas oferecemos as seguintes trilhas de aceleração, de acordo com os perfis mais típicos de startups: