A Siemens busca soluções inovadoras na área de

Realidade Aumentada na Indústria e Infraestrutura

Contexto

Temos observado a utilização cada vez mais frequente de tecnologias emergentes e modelos de negócio inovadores para solucionar os mais diversos problemas da vida moderna, onde   a forma das pessoas consumirem e se relacionarem está mudando. Vivemos a era da informação, quando cada vez mais os consumidores estão empoderados, são donos de suas próprias decisões e buscam autonomia e flexibilidade para consumirem seus produtos e serviços da maneira que preferirem.

O mundo está em crescente mudança, com cenários que se transformam cada vez mais rápido. O padrão que conhecemos hoje em nossas empresas pode não ser o mesmo amanhã. Vivenciamos mudanças que podem vir a demandar que empresas inteiras possam não só manter suas operações em funcionamento mesmo com seus colaboradores remotos, mas também tornar ainda mais rápido, assertivo e preditivo todos os processos envolvidos em seus negócios.

Tecnologias emergentes, tais como cloud e edge computing, blockchain, Inteligência Artificial e a futura conectividade 5G, possibilitam o salto de flexibilidade e eficiência tão necessários para a sobrevivência no mundo de hoje. Não podemos nos esquecer dos modelos de negócio inovadores, que viabilizam que estar tecnologias se tornem soluções aderentes e viáveis para a realidade do mercado.

 

Sobre o desafio

Diante deste cenário, a Siemens busca startups baseadas em tecnologias emergentes e modelos inovadores com soluções que aproximem esse ambiente digital de dados e inovações das pessoas que melhor podem se aproveitar dessas informações: os operadores.

Seja um técnico de serviços, um supervisor de linha, ou um gerente de produção e fabricação – todos precisam de informações precisas no ambiente. Espera-se que essa solução possa ser disponibilidade por meio de um dispositivo móvel (ex.: tablet ou smartphone) e que traga a sala de operações para o chão da operação, diretamente na frente dos equipamentos.

A expectativa é que a solução empodere os usuários de diversos níveis, trazendo informações precisas e rápidas na hora que elas são mais necessárias: quando a decisão deve ser tomada, seja no chão da fábrica ou no home-office do gerente da operação. É necessário também que esta solução possa ser integrada ao MindSphere (plataforma da Siemens) e deverá ter como uma de suas prioridades as necessidades de segurança cibernética, respeitando as diretrizes definidas pela Lei Geral de Proteção de Dados.

 

Contrapartidas oferecida pela empresa

Ao ser selecionada pelo desafio “Realidade Aumentada na Indústria e Infraestrutura”, a startup ganha a oportunidade de participar do programa de aceleração oferecido pela AHK, bem como a conexão para trabalhar no desenvolvimento de um projeto-piloto com a Siemens. Durante a execução do projeto, a Siemens oferece acesso às instalações e processo fabril, já com datapoints conectados à plataforma MindSphere, bem como ao time interno de especialistas no tema e as licenças necessárias para o desenvolvimento no ambiente MindSphere.

Acredita-se que a Siemens, com sua plataforma aberta de IoT, o MindSphere e seu Centro de Aplicações, assim como seu Digital Experience Center, está unicamente posicionada para impulsionar a solução que melhor atenda essa demanda crescente no mercado brasileiro, dentro das mais diversas indústrias com as quais a empresa atua.

Sobre a Siemens

Há mais de 110 anos no país, a Siemens construiu uma história associada à melhoria da infraestrutura e qualidade de vida da população, tornando-se a maior empresa de tecnologia integrada do Brasil.
A empresa, que atualmente investe nos campos da energia, indústria, infraestrutura e saúde e conta com mais de cinco mil colaboradores, 12 fábricas, sete unidades profissionais de Pesquisa e Desenvolvimento e 13 escritórios regionais, está conectada a uma das mais importantes tendências da sociedade atual: a digitalização.
ODS relacionados ao desafio
Conheça todos

Participe da categoria Realidade Aumentada na Indústria e Infraestrutura do Startups Connected e desenvolva seu projeto de inovação com a Siemens, com todo o suporte que a Câmara Brasil-Alemanha tem a oferecer!